LÓGICO - Estudo diz que ter dinheiro aumenta a felicidade.




A velha pergunta, que sempre é feita, se o dinheiro traz felicidade parecia sem resposta. Agora parece que uma solução foi encontrada. Um estudo diz que ter uma carteira cheia de dinheiro pode proporcionar felicidade, mas não garante o respeito das pessoas.

Os pesquisadores pediram a 136 mil pessoas em 132 países ao redor do mundo sobre o que os fez feliz, e sentir-se respeitado. Eles descobriram que a felicidade aumenta com a renda, mas as pessoas ainda ansiavam por respeito e admiração de seus amigos e familiares, não importando quanto dinheiro tinham no banco.


O estudo pediu às pessoas que avaliassem suas vidas em uma escala que variava de zero a 10. Os participantes também responderam a perguntas sobre as emoções positivas ou negativas experimentadas no dia anterior. O pesquisador perguntou aos entrevistados se sentiram respeitados, se eles tinham família e amigos que podiam contar em uma emergência, e se eles se sentiam livres para escolher suas atividades diárias.

Professor da Universidade de Illinois, Ed Diener, que conduziu o estudo, disse que ter amigos, bom relacionamento familiar, e um trabalho agradável são fatores importantes para a felicidade. Quanto mais rico for a pessoa mais satisfeito será com sua vida, mas o respeito dos amigos e parentes ainda será procurado.

A conclusão desse estudo parece um pouco óbvia, pois ninguém pode dizer que uma pessoa será totalmente feliz sem recursos. Quem não tem onde morar, alimenta-se mal, trabalha em condições penosas, pode até dizer que é feliz, mas estará sempre há procura de uma melhora para sua vida. Já quem tem muito dinheiro terá uma vida muito agradável, terá conforto, boa educação e esses fatores podem ser considerados felicidade.

Na minha interpretação se temos uma vida razoável, com moradia, alimentação, estudo e trabalho já seremos felizes. Infeliz mesmo é quem vive a vida sempre desejando o que não tem, vendo nos bens dos outros o fator para sua felicidade.