Bichos de estimação fazem bem para a saúde mental



De acordo com uma pesquisa publicada recentemente pela American Psychological Association, ter um contato diário com bichos de estimação pode ser uma fonte importante de apoio social e emocional, não apenas para pacientes que estão enfrentando problemas graves de saúde como outras pesquisas já apontavam, mas também para todas as pessoas em geral.


Pode não ser novidade, muitos de nós com certeza já sabíamos que o contato com um animal pode nos deixar mais alegres, mas agora mais um estudo reforça isso. Para chegar a esse resultado, psicólogos da Miami University e Saint Louis University conduziram três experimentos para examinar os benefícios de se possuir um bicho de estimação em casa para pessoas comuns. 

Eles encontraram evidências que donos de bichos de estimação se sairam melhor em vários aspectos relacionados ao bem-estar do que pessoas que não possuiam animais em casa. O pesquisador Allen R. McConnel, PhD, comenta: "Especificamente, donos de animais de estimação apresentaram maior auto-estima, estavam melhores fisicamente, tendiam a ser menos solitários, eram mais extrovertidos e tendiam a ser menos medrosas e preocupadas do que as que não eram proprietárias de animais de estimação."

Até o momento, a maioria dos estudos sobre isso eram correlacional, ou seja, observavam a relação entre duas variáveis mas não mostravam o quê causava o quê. Na primeira etapa dessa nova pesquisa, 217 pessoas responderam a questionários para determinar no que os grupos de donos e não-donos de animais se diferenciavam nas áreas de bem-estar, tipo de personalidade e estilo de apego. Muitas diferenças foram encontradas, e em todos os casos o grupo que tinha animais de estimação mostraram-se mais felizes e saudáveis.

Um segundo experimento, que envolveu 56 donos de cães e examinou o grau de benefício proporcionado por ter contato com o animal no que se refere a satisfação de necessidades no âmbito social. Novamente, essas pessoas apresentaram um maior grau de bem-estar e auto-estima.

O último estudo, que compreendeu um grupo de 97 estudantes universitários, descobriu que os animais de estimação podem fazer com que as pessoas se sintam melhor após uma experiência de rejeição. Os participantes foram orientados a escrever sobre uma situação na qual se sentiram excluídos. Depois, os estudantes eram orientados a escrever sobre seu animal de estimação favorito, ou sobre seu melhor amigo ou a desenhar um mapa do campus de sua universidade. Após a análise dos resultados, os pesquisadores concluíram que escrever sobre bichos era tão efetivo quanto escrever sobre um amigo para combater os sentimentos de rejeição.

"O presente trabalho apresenta evidências consideráveis de que animais de estimação beneficiam as vidas de seus donos, tanto psicologicamente quanto fisicamente, servindo como uma importante fonte de suporte social" escreveram os pesquisadores.